terça-feira, 20 de setembro de 2016

Olimpíadas no Brasil: herança em desenvolvimento urbano para a cidade-sede


QUAL O LEGADO DAS OLIMPÍADAS AO POVO CARIOCA?

Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 vão muito além do esporte. O evento vai deixar um legado não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil, em diversas áreas – incluindo educação, cultura e sustentabilidade.
O Transforma, programa de Educação do Comitê Rio 2016, já beneficia 28 mil alunos da rede municipal de ensino do Rio. A iniciativa, que leva os valores Olímpicos e Paraolímpicos para as escolas, pode ser adotada por instituições de todo o país.
Para realizarmos jogos transparentes, precisamos estar alinhados com toda a sociedade civil. Uma das premissas adotadas pelo Rio 2016 é a rotina de encontros com as partes interessadas, abordando os temas mais impactantes: acessibilidade, proteção da criança e do adolescente, transparência e diversidade e inclusão.
Até o início dos jogos no Rio de Janeiro, mais de 30 milhões de itens foram adquiridos pelo Comitê Organizador. No Portal de Suprimentos, empresas de todos os portes tiveram acesso ao cronograma de compras, puderam se programar e se capacitar para atender a essas demandas. Devidamente preparados, estes microempresários estarão prontos para outras grandes demandas pós-Jogos.
A cultura é a primeira anfitriã de um país. Por isso, o Celebra - programa de Cultura do Comitê Rio 2016 - promove intervenções artísticas que representam a diversidade cultural brasileira, em uma ocupação inédita de ruas, parques, praças e praias da cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.  Projetos de música, instalações, dança e arte popular despertaram na população o espírito esportivo.
A sustentabilidade esteve presente em diversos momentos da organização dos Jogos Rio 2016. A meta foi entregar Jogos responsáveis com o meio ambiente e as pessoas. O Comitê Rio 2016 estabeleceu um padrão de compromisso inserindo a sustentabilidade no DNA da organização dos Jogos por meio do giro da economia local, a diversidade entre os colaboradores, a proteção da fauna e flora locais e o cuidado com a emissão de gás carbônico.
( adaptado www.rio2016.com acessado em 14/09/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário